quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Canadá, um país preconceituoso!



Imigrar legalmente para o Canadá foi a coisa mais frustrante que já tentei fazer!

Sonhava em viver lá. Estudei por mais de três anos sobre o país, incluindo sua geografia, política e cultura. Estava totalmente disposto a morar na província de Alberta. Como o processo de imigração é muito difícil, a minha intenção era, primeiramente, trabalhar temporariamente no país, pois assim conseguiria o número de pontos e a quantia financeira necessária para obter a residência permantente.

Queria fazer tudo de acordo com a lei. Pesquisei, estudei e trabalhei ardualmente com o objetivo de imigrar ao Canadá, Foi muito difícil, mas consegui uma oferta de trabalho aprovado pelo HRSDC (Ministério do Trabalho do Canadá) em fevereiro / 2007. Fiquei super empolgado, pensei "todo esse trabalho valeu a pena". Estava tudo certo, estava muito feliz. Ia mudar para a Província de Alberta, ganhar um bom salário, ter perspectivas que aqui no Brasil não vinha tendo.

Levei corretamente toda a documentação ao consulado canadense em SP em março / 2007. Tudo estava correto. Mas no dia que fui buscar o passaporte, tive que fazer uma entrevista com o oficial de imigração, onde para minha surpresa e total espanto, o mesmo recusou o visto, dizendo que eu não possuía grandes recursos financeiros no Brasil e que não estava convicto que eu voltaria para o Brasil ao final do contrato de trabalho.

Isso foi totalmente chocamente para mim. Considerei uma atitude totalmente preconceituosa, pois seriam somente para os ricos as oportunidades? Fiz tudo dignamente e jamais tentei imigrar da forma ilegal, mas na hora recusaram meu visto pelo fato de estar passando por dificuldades financeiras. O mais incrível é que na Província de Alberta há uma grande falta de mão de obra, precisam muito de trabalhadores, mas o preconceito social fala muito mais alto. O oficial de imigração, em poucos minutos, num ato de sadismo e tirania jogou todo o meu sonho e todo o meu árduo de trabalho de mais de 3 anos no lixo.

Ainda mais paguei R$ 280,00 pela taxa de visto, sendo que esse dinheiro não é devolvido. Como pode? Recusam meu visto por achar-me pobre, pegam o meu dinheiro e ainda não devolvem? Que caráter!

Tinha entrado em depressão, pois essa era a minha perspectiva e estava super difícil de conseguir emprego aqui no Brasil. Resolvi tentar novamente o work permit em julho / 2007. Paguei novamente a taxa de visto e lá fui eu ao consulado na expectativa de que essa injustiça fosse corrrigida. Não teve solução. O visto foi recusado pelo mesmo motivo anterior e "roubaram" mais esse meu dinheiro!

Tenho um passado limpo, sempre fiz tudo com honestidade, possuía local para ficar no Canadá, passagem aérea paga pelo empregador, contrato de trabalho, etc.. Não havia motivo algum para recusarem o meu visto, mas além de fizerem isso, ainda embolsaram quase R$ 600,00 de mim! Recusam o visto daqueles que eles julgam não ter capacidade financeira, mas se mantém com o dinheiro desses.

Fiquei muito deprimido e chocado com tudo isso. Como já dizia a "Banda Ira" - Todos vêem no homem o cifrão, esqueceram do bater do coração...

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi..

Imigrar para o Canada nõa é fácil, e mesmo depois do processo concluido as dificuldades por aqui são imensas e realmente tudo é mto mais legal e bonito nos sonhos do que na realidade.. Vc já cogitou a possibilidade de tentar vir por Quebec? Os recursos $$ que eles soliticutam é menor e as exigências menores.

Boa sorte..